stroopwafel vai bem com quê?

11/10/2010

Há alguns anos (poucos, menos de cinco), ganhei de presente uma latinha com “docinhos gostosos para tomar com chá” de uma grande amiga, a Graziela Kronka. Nem sei como descrevê-la direito por aqui e arrisco dizer que ela foi uma das grandes incentivadoras do meu hábito de tomar chá. Toda vez que ela ia me visitar, chegava com um pacote de chás ou apetrechos e, juntamente com o Puri, foi me ajudando a encher o baú de blends maravilhosos, não apenas pela qualidade deles, mas principalmente porque eles nos acompanharam por várias conversas, principalmente no inverno. O presente embarcou conosco para Bordeaux para ser compartilhado com Puri e Richard (que ainda não tinha sido citado aqui, mas que compõe a nossa petite famille) para esquentar o virada de 2006 para 2007.

Junto com o presente, veio a recomendação verbal “é para colocar assim, em cima da caneca”. E a frase nunca saiu da minha cabeça, mesmo quando eu não obedecia às instruções.

Esta bolachinha holandesa (lá conhecida como stroopwafel) apareceu em outros momentos especiais: pelas mãos da Camila, na casa da Lúcia, pelas minhas mãos chegando em SP depois de passar muitas horas no aeroporto de Schipol devido a um vôo perdido (e que se tornou um dos doces favoritos do Saiki, meu namorado), pelas mãos do Felipe ou pelas minhas depois de uma passagem por Amsterdam. E agora pela Flavia Sakai, que fez uma encomenda no Sobremesas do Mundo (por sorte, eu estava no estúdio dela no dia em que a sacolinha chegou) e, ao saber que era a sobremesa favorita do Saiki, mandou um pacote aqui para casa.

O dilema da semana foi: “stroopwafel vai bem com quê?“. A Camila, que morou na Holanda, deu a resposta mais confiável: café com leite ou com chá de anis. Café com leite estava descartado, pois eu tinha que colocar a bolacha em cima da caneca de chá. E anis também, pelo simples fato de eu não gostar de anis. Passei uns dias pensando (é sério) e me lembrei que havia um pacote intacto aqui que foi mandado de presente pelo Puri e com um lindo nome: Promenade des Anglais (“passeio dos ingleses”, nome da orla de Nice). Digno, não? (por falar em dignidade, há outra história que envolve Graziela, Valmor e chás que um dia será devidamente contada aqui) Mais digna ainda é a mistura que compõe a Promenade des Anglais: chá preto com pedaços de maçã e amêndoas e aroma de baunilha.

O aroma de baunilha/amêndoas é quebrado pela maçã… delícia! É uma pena que eu não vou saber indicar a marca, pois o presente veio em um delicado saquinho sem nome de loja. E o mistério faz dele algo único, como se ele não existisse em nenhuma loja no mundo em que possa encontrá-lo (ok, eu sei que existe, mas não sei se gostaria de saber). Assim, o sabor dura o tempo do presente, assim como foram todos os stroopwafels que passaram pela minha vida.

3 Respostas to “stroopwafel vai bem com quê?”

  1. Ricardo Says:

    olá erika! adorei seu blog! seus textos são ótimos, cheios de referências.
    fico contente que tenha gostado do nosso stroopwafel.
    vou fazer um indicação de chá para acompanhamento do biscoito. a celestial seasonings, uma empresa estadunidense que produz chás naturais (facilmente encontrados em são paulo), tem um blend chamado “Detox A.M.” da linha wellness tea. se parece muito com um chá maltado. é ótimo para acompanhar o stroopwafel!
    bom proveito!
    abraços.

  2. Lúcia Says:

    Já estou sonhando com a combinação, parece deliciosa. O blog está saborosíssimo. Beijos com saudades e friozinho de outono.

  3. KIKKS Says:

    Ricardo, conheço a Celestial Seasonings (é tanta marca que a gente não dá conta de falar de tudo… então eu vou seguindo a minha rotina para falar das coisas). Vou procurar este blend, obrigada pela dica! Assim que achar, eu encomendarei mais uns pacotinhos…


Deixe um comentário

