Talchá inaugura loja em Higienópolis

03/11/2010

Se a nova ala do shopping Higienópolis abrir para o público hoje, conforme o prometido, você já vai poder conhecer a Talchá, a primeira marca brasileira de chás goumet (atenção, a marca é brasileira, mas a maioria dos chás comercializados são importados).

Mônica Rennó, a idealizadora da marca, passou um ano e meio desenvolvendo este projeto de compartilhar sua bebida preferida com o público brasileiro. Durante grande parte de sua vida, ela não deu muita importância ao chá, mas em uma viagem à Paris teve o click ao conhecer a Mariage Frères (viram só como não é exagero só meu) e sua vida mudou…

O desejo de Mônica Rennó de tornar o chá gourmet uma bebida acessível ao consumidor se realiza em vários aspectos. A arquitetura da loja (assinada por Marcio Kogan) deixa expostos utensílios, acessórios, livros e chás – tudo pode ser tocado, lido, cheirado e experimentado.

Clique sobre a foto para visão panorâmica da loja

(crédito das fotos: Fernando Saiki)

E por falar em “experimentado”, a loja tem sempre um  “chá do dia” (quente no inverno e gelado no verão) oferecido para degustação. Fomos recebidos com o Apricot, chá verde chinês com sabor de damasco natural – bem refrescante.

A loja ainda tem uma pequena área para servir os clientes (além de uma mesinha-luxo do lado de fora, com vista para o jardim do shopping + wireless): 20 variedades de chás e blends (a carta foi montada pela própria Mônica Rennó), incluindo um verde especial produzido no Brasil (Bossa Nova), o Pétalas de Fujian (folhas de chá verde amarradas com cravo, que abre como uma flor quando em contato com água quente) e drinks com chás, além de lanches, saladas, quiches, outras comidinhas e petiscos do Arroz de Festa (a chef Adriana Cymes, que fez o cardápio, apresentou suas deliciosas tartelettes e ainda mostrou um de seus chás preferidos, o Genmaicha, chá verde japonês com arroz torrado, também conhecido como “chá de pipoca”, que tem sido citado por muita gente que conheço).

Eu, que tenho um pouco de birra de chá branco, escolhi para degustar o primeiro branco que vi no cardápio: Pera Fujian, composto por folhas de chá branco e pedaços de pera (o bule, que serve duas xícaras, custa R$ 7). Gostei tanto que comprei um pacotinho de 50g (R$ 38, o preço não é tão acessível, mas esta quantidade  rende aproximadamente 30 xícaras segundo o vendedor). Vale um comentário importante: as embalagens são escuras por fora e têm um fecho zip acoplado para fechar melhor o saquinho – eu aprovei totalmente. Elas também tem as cores do tipo de chá comprado (branco, verde, preto, rooibos e infusão) e trazem a temperatura média da água do chá comprado (detalhes mais precisos são encontrados em um folder/catálogo com informações sobre as 50 variedades vendidas na loja). Eu acho bem bacana toda essa preocupação didática.

Comprei dois outros mimos: um coador de bambu para substituir o deixado em Paris e um medidor fantástico que regula a quantidade de chá de acordo com o seu gosto (fraco, normal ou forte), para até 5 xícaras.

Há vários outros acessórios, como coadores de metal (e fundos, o que é importante para dar espaço para as folhas se abrirem durante a infusão), saquinhos em 3 tamanhos, pegadores, bules, bouilloires (chaleiras elétricas), canecas, xícaras e vou parar de por aqui para não contar tudo.

Antes de finalizar o post, queria comentar os detalhes que me conquistaram:

* a xícara da marca (a branquinha, que aparece na primeira foto) é assinada pela Rachel Hoshino (cujos objetos já circulavam aqui em casa, todos presentes que adorei receber). Com estampa singela e presente, tem a alça conforável para o dedo e uma espessura delicada para os lábios. Em seu briefing, Mônica Rennó destacou a importância de a xícara ser mais aberta para difundir o aroma da bebida;

* o atendimento, tanto da loja quanto do café, é cortês e atencioso (fui atendida por um vendedor bom de conversa – sobre chás obviamente) sem ser grudento, forçado ou puxa-saco além da conta (algo que chega a ser um problema em algumas lojas dentro de alguns shoppings);

* a bebida é servida em uma temperatura suave – creio que seja um dos raros lugares em São Paulo que se preocupa com isso.

Corre lá!

TALCHÁ: nova ala do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618), tel. (11) 3823-3744.

Anúncios

5 Respostas to “Talchá inaugura loja em Higienópolis”

  1. maria da penha martins dos santos Says:

    Tenho verdadeira paixão chás!
    Me lembro que certo dia minha mãe fêz um chá de folha de laranjeira para que eu pudesse adormecer logo, (dizia ela). E se o chá for feito das flôres de laranjeiras? (perguntei-lhe);deve ficar mais gostoso e cheiroso! Não, não pode. – Por que? – Porque não e vais dormir.
    No dia seguinte ela me explicou que as flôres eram para dar novas laranjas.
    – E as fôlhas?…
    Eu tinha +/9 anos e muito curiosa! continuo sendo, adoro inovações, principalmente em gastronomia. Depois de tudo, Um Chá!!!.

  2. Bárbara de Brito Martins Says:

    Oi, tudo bem?
    Sou moçambicana e vivo em Maputo, o meu sonho é ter uma casa onde possa servir uma variedade de chás acompanhado de bolachas secas, com exposições de pintura, enfim…, até já pesquisei as chávenas e bules que iria usar, mas…não sei por onde começar, por favor gostaria de ter dicas.
    Parabéns adorei o blog! 🙂
    Bárbara

    • KIKKS Says:

      Oi, Bárbara! Que máximo ter notícias de Maputo! Infelizmente, não saberia o que indicar no seu país, mas acho que, por algumas notas que falam de bules e design que estão no site você pode ter alguns caminhos. Você vai encontrar desde objetos de design até a custos mais acessíveis, acho que tudo depende do estilo da sua casa. Entre em contato comigo para conversarmos melhor (contato@cerimoniadocha.com.br). Beijos, Erika

  3. wilma andrade Says:

    Parabéns pelo bom gosto e empreendedorismo,amo chá e fazer-lhe uma visita será muito agradável. Wilma Andrade-Salvador Ba.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: