mais Mariage Frères em bule especial

11/01/2011

A duração da conversa não passou de 2 fitas (60 minutos/cada) – aliás, usamos apenas no começo da segunda fita – e tinha momentos em que parecia que a conversa nem tinha começado. Em outros, parecia que eu estava falando depois de muitas horas. Foi assim que eu e Claire nos encontramos ontem no final da tarde (pré-chuvarada) no jardim de pedras no fundo da Japonique. A conversa já tinha conversado no dia anterior, no domingo, no meio de sorvetes e café, quando lhe contei sobre a performance da cerimônia do chá que fiz em 2008.

Claire está fazendo um documentário sobre arte e identidade nipo-brasileira, entrevistando pessoas no Brasil e no Japão.  Por isso conversamos em meio a câmera, fitas, fones e microfone. É impensável falar da minha relação com o Japão é com a cultura japonesa, sem falar de Paris (cidade onde Claire nasceu e mora), até hoje minha principal plataforma de acesso ao Japão. Foi de lá que embarquei para Tóquio, onde conheci mulheres japonesas, pude ter acesso a livros que falavam sobre comportamento e aspectos sociais do país e que tive meu primeiro clique com chás. Da mesma maneira, é impensável falar da minha busca pelo Japão sem tocar no nome da Flavia Yumi Sakai, minha irmã de descobertas.

Por isso, a cerimônia do chá desta manhã, mesmo que solitária, só poderia evocar a presença da Flavia e da Claire. Coincidência ou não, a lista das estreias de 2011 tinha apenas dois itens, dois presentes: um bule de cerâmica que ganhei da Flavia no final do ano passado (depois de um encontro com amigas que aconteceu no ateliê de cerâmica da Jane Heinrich – aliás, o lindo bule tomou forma em suas mãos) e uma lata de Mariage Frères (MINHA PRIMEIRA LATA PRETA!!!) com o chá preferido da Claire, que chegou pela sua mãe em São Paulo e virou presente no final da entrevista.

Apesar de já ter falado (e muito) dos chás da Mariage Frères, é a primeira vez que eu tenho acesso a uma latinha preta minha, do início ao fim (merci, Claire). Eles sempre chegaram embalados em sacos, pois é muito mais fácil de transportar na mala. Eu nunca tinha pensado no desejo de possuir a latinha preta, mas tão logo desembrulhei o pacote, eu delirei.  Abri a lata correndo para sentir o aroma, mas ela estava lacrada. Consegui me controlar, pois percebi que a tampa da lata não a veda suficientemente bem para ela ser aberta e guardada dentro da bolsa sem que o chá se espalhe todo.

Hoje pela manhã, eu mal levantei a argola do lacre e já sentia o perfume do chá preferido de Claire.

O Thé à L’Opéra é um chá verde aromatizado com frutas vermelhas e baunilha.

Corri para colocar a água para ferver, feliz em saber que a água aquece muito rápido no fogão da minha mãe.

Então fui desbravar o bule da Jane H. Eu tinha namorado muito esse bulinho que estava discreto em uma das estantes do ateliê.  A Flávia o sequestrou escondido para a embalagem de presente. Tudo isso e eu nem o conhecia por dentro…

Água fervida, desliguei o fogo e terminei um chat com a Lu Sato, para dar um tempo para a água esfriar. Como meu termômetro está encaixotado em algum lugar, foi pelo dedo que senti a temperatura branda (chuto por volta de 70 graus). Como estava sem termômetro e sem peneira, dispensei também o medidor. Salpiquei um pouco do chá dentro do bule. E  me dei a licença poética de deixar algumas folhas caírem…

O chá é delicioso, bastante perfumado, com a baunilha quase imperceptível (vou tentar fazer mais forte para ver se sinto mais) e um sabor bastante acentuado de frutas vermelhas. Me lembrou um pouco o chá da Monalisa, mas o Thé à L’Opéra é mais forte, de sabor marcado, com cara de inverno. Tô torcendo para dar chuva com vento no final da tarde (mais vento do que chuva) para repetir a dose.

3 Respostas to “mais Mariage Frères em bule especial”

  1. Claire Says:

    merci à toi, Erika, pour tout.

  2. Jane H Says:

    Lindo!!!deu pra sentir o sabor !!!


Deixe um comentário

