Tecnicamente, só é considerado chá o que é feito a partir de folhas  camellia sinensis, planta nativa do sul da China e do sudeste da Ásia. Ou seja, verde, preto, branco e oolong. Esses diversos tipos de chás diferem entre si pela oxidação (fermentação) da planta, que confere sabor e cor característicos aos produtos.

O chá “de verdade” possui 3 propriedades:

  • Óleos essenciais, que dão o sabor e o aroma ao chá
  • Polifenois, responsáveis pelo efeito fresco e adstringente na boca e benéficos para a saúde
  • Cafeína (ou teína),  de efeito energético e estimulante.

No Brasil, usamos a palavra “chá” para designar qualquer bebida quente feita com folhas e flores. Aqui no blog, pretendo escrever sobre os chás “de verdade”, mas também sobre outras infusões (misturas de ervas, flores e frutos) e chás aromatizados (mistura de camellia sinensis com outras flores e frutas).

*

Você vai perceber que a única CATEGORIA específica é “chá verde”, não só pelo fato de ele ser usado na cerimônia do chá, mas por ser o tipo ao qual tenho mais familiaridade e pelo qual tenho uma leve preferência. Esta categoria também inclui chás aromatizados que têm o chá verde como base da mistura.

Para saber mais sobre outras misturas, busque nas CATEGORIAS “outros chás” (pretos e brancos, por enquanto) e “infusões” (para infusões em geral, com especial destaque para o hortelã – pelos mesmos motivos que há muitos posts sobre chá verde) ou então procure pelas TAGs relacionadas ao chá ou infusão de sua preferência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: