Fazer chá é muito fácil.

Uma das maiores especialistas de chá no mundo, a argentina Inés Berton, costuma dizer o seguinte:

“é algo muito simples, envolve água, sensibilidade, paciência e chá”

Mas não basta colocar a água para ferver e despejar na caneca. Algumas dicas básicas, que eu mesma considerava “frescura ” ajudam a tornar o interlúdio mais prazeroso e a degustação mais saborosa.

ARMAZENAMENTO

Escolha um pote com uma boa vedação para guardar seus chás. Se não estiver bem guardado, ele pode ressecar e perder sabor, aroma e propriedades.

Eu costumo guardar os chás em latas, de preferência também vedadas com uma tampa de plástico para evitar a entrada do ar. Recomenda-se também usar potes escuros, evitando o contato do chá com a claridade. Eu tenho também um pote de vidro (que deixo mais para o fundo da estante) e outro de cerâmica que é o meu preferido.

TEMPERATURA DA ÁGUA

Pode parecer preciosismo demais, mas preparar um chá com a temperatura adequada faz toda a diferença. A regra geral é água recém fervida para chás pretos e uma temperatura mais branda para chás verdes.

Além de ser agradável (porque não queima a língua e evita as assopradas a cada gole de chá verde), preparar um chá na temperatura adequada valoriza o seu sabor.

Eu desligo o fogo depois que a água ferve (veja a razão em suas dúvidas), despejo a água da chaleira em no bule para pré-aquecê-lo, jogo a água fora e torno a enchê-lo novamente, desta vez, com um termômetro de cozinha dentro. A água esfria no bule até atingir a temperatura recomendada para o tipo de chá que vou preparar.

Confira a baixo a temperatura média indicada pelos especialistas:

Verde                         70° C

Branco                       80° C

Oolongo                      85° C

Preto                         95° C   (água recém-fervida)

Infusões                   100° C (água fervente)

Se você não tem um termômetro, ferva água mineral e desligue o fogo quando pequenas bolhas começarem a boiar na superfície da água para fazer um chá verde. Se a sua escolha for um chá preto, desligue o fogo quando fileira de bolhas subirem pelas paredes internas da chaleira até atingirem a superfície na forma de bolhas grandes. Para infusões, espere a água ferver completamente.

QUANTIDADE DE CHÁ UTILIZADA

Se o chá é de saquinho, não há muito segredo: a medida é 1 saquinho para 200 ml de água (uma caneca ou xícara grande). Para chá em folhas, geralmente se usa  1 colher de chá por 200ml (pessoa).

Eu uso a colher-medidor da Loja dos Chás (franquia da marca alemã Tee Gschwendner), cuja medida é quase equivalente a 1 colher de chá. Quem consome os chás da marca tem uma indicação mais precisa de quantas colheres são necessárias por pessoa para o preparo de determinado tipo de chá.

TEMPO DE INFUSÃO

O tempo pode variar um pouco de acordo com o gosto da pessoa – há uma certa flexibilidade nas indicações dos especialistas, pois, além da medida, o tempo de infusão interfere no sabor da bebida. Quanto mais tempo as folhas ficarem imersas na água, mais tanino será liberado e com isso o chá amarga.

Carla Saueressig, proprietária d’A Loja do Chá e especialista no assunto, dá a dica do tempo de infusão:

Verde              1 a 3 minutos

Preto              2 a 5 minutos

Infusões          5 minutos ou mais

Eu não gosto de chá nem muito forte nem muito fraco, então deixo cerca de 30 segundos a mais do que o tempo mínimo indicado.

*

Para dicas específicas sobre bules, chaleiras, peneiras, coadores, canecas etc., aconselho a leitura de posts da categoria UTENSÍLIO que trará informações (e historinhas) sobre objetos práticos para o preparo de chá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: