Tenho que deixar a água ferver ou posso aquecê-la até atingir a temperatura adequada? Se você usa água de torneira para o preparo do chá (como eu), o ideal é deixá-la ferver por dois motivos: matar os micróbios e fazer o cloro evaporar. O cloro dá um gostinho na água que modifica o sabor do chá (eu fervo a água e espero que ela esfrie até atingir a temperatura desejada). Quem quiser fazer um chá aquecendo água mineral pode desligar o fogo quando a água atingir a temperatura desejada.

A água deve ser colocada antes ou depois do chá? A dica vem de uma grande amiga inglesa, Avril, que era uma vizinha do 19ème nos anos em que morei em Paris. Avril quer morrer quando vê alguém mergulhando o saquinho em uma xícara de repleta de água quente. Portanto, fica a recomendação: primeiro o saquinho, depois o chá. Costumo fazer o mesmo com as folhas, quando há uma peneira acoplada ao bule ou caneca ou quando uso uma peneirinha, jogando a água quente sobre o chá. Antes disso, recomenda-se aquecer o recipiente para que a bebida mantenha sua temperatura por mais tempo. Quando desejo utilizo um bule sem coador acoplado ou uma jarra (para fazer em grande quantidade) ou simplesmente se desejo o sabor mais acentuado,  dissolvo o chá (a granel) em um pouco de água quente, deixo cerca de 30 segundos, para só então completar com a quantidade de água certa para o número de pessoas. Espero o tempo de infusão indicado para só então coar a mistura.

A erva mate pode ser considerada chá? Não, não e não (apesar de ser o “chá” mais conhecido no Brasil e na América do Sul em geral). Como o próprio nome diz, trata-se de uma erva. Em comum com o chá, apenas o fato de conter cafeína.

2 Respostas to “DÚVIDAS”


  1. Gostaria de saber onde consigo comprar o chá Marco Polo. Grata, karina

    • KIKKS Says:

      Karina,

      Você mora em SP? A Patisserie Douce France serve chás da Mariage Frères. Não saberia dizer se tem Marco Polo, mas pode ligar para eles e investigar. Há um post no site com as informações sobre este “cantinho gourmet”!

      Beijos,
      Erika


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: